quinta-feira, 18 de junho de 2009

Locais com história.

Inaugurado em 8 de Maio de 1923, o Café Santa Cruz apresenta todo o seu esplendor com o cair da noite, as cores do seus vitrais, a cor da pedra, o seu mobiliário antigo fazem dele um dos símbolos da praça 8 de Maio e da cidade de Coimbra.

Local de tertúlias, encontros de amigos e antigos doutores e estudantes é hoje um dos poucos que resiste à mudança nesta cidade, a "Brasileira" , o " Café Internacional" outrora símbolos de várias gerações entre outros, não resistiram a esta vida "louca" que procuramos inverter.

Aqui, se podem ver exposições de pintura, fotografia entre outras, são feitos debates sobre a cidade seu costumes e suas gentes, ainda se podem ouvir as tunas e fadistas contando o que é mais puro, o fado de Coimbra.

Entre o ler o jornal, beber um café e comer um bolo, pode pedir para engraxar os sapatos, fazendo deste modo relembrar e perdurar uma profissão (engraxador) em risco de acabar.


Entre a Igreja de Santa Cruz (Panteão Nacional), o Café Santa Cruz e a Praça 8 de Maio é assim que mostro um dos local de eleição para quem visita a cidade de Coimbra.
Festa na Praça 8 de Maio (Queima das Firas 2009) -


Um comentário:

Páginas